terça-feira, 2 de março de 2010

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS QUE APRESENTAM DOENÇAS CRÔNICAS OU ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA



Estudos recentes sugerem que crianças com doenças crônicas estão mais predispostas à sobrepeso e obesidade. Este estudo fornece a estimativa da prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes que apresentam doenças crônicas. Foi feita uma análise do índice de massa corporal (IMC) em cerca de 46.707 indivíduos cujas idades variavam entre 10 e 17 anos. O principal fator observado foi o sobrepeso e a obesidade verificados através do índice de massa corporal (IMC).


A prevalência de sobrepeso e obesidade observadas entre as crianças sadias foi de 12,2%, a prevalência do sobrepeso e da obesidade em crianças com quadro de asma foi de 19,7%, a prevalência do sobrepeso e da obesidade em crianças com deficiência auditiva ou visual ficou em torno de 18,4%, a prevalência do sobrepeso e da obesidade em crianças com deficiência mental foi de 19,3%, a prevalência do sobrepeso e da obesidade em crianças com autismo foi de 23,4%, a prevalência do sobrepeso e da obesidade em crianças com déficit de atenção foi de 18,9%.


Os resultados deste estudo mostraram que crianças com doença crônica ou algum tipo de deficiência apresentam um risco aumentado para sobrepeso e obesidade, em comparação com crianças saudáveis.

 
DR. JOÃO SANTOS CAIO JR

CRM:20611

ENDOCRINOLOGISTA

SÃO PAULO

 
DRA. HENRIQUETA V. CAIO

CRM:28930

ENDOCRINOLOGISTA

SÃO PAULO

Referências Bibliográficas:

Pesquisa Nacional de Saúde para a Infância (NSCH-2003).

Alex Y. Chen, Sue E. Kim, Amy J. Houtrow e Paul W. Newacheck
Hospital :

1-Children's Los Angeles, Departamento de Pediatria da University of Southern Califórnia, em Los Angeles, Califórnia, E.U.A.

2-MDRC, Oakland, Califórnia, E.U.A.

3-Department de Pediatria, Universidade da Califórnia em San Francisco, San Francisco, Califórnia, E.U.A.

4-Institute for Health Policy Studies, Universidade da Califórnia em San Francisco, San Francisco, Califórnia, E.U.A.

Nenhum comentário: