sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ESTUDO COMPARATIVO FEITO ENTRE DIETA COM GORDURA CARBOIDRATOS EM DIABETES TIPO 2


Estudo Comparativo dos Efeitos de um 1-ANO, intervenção dietética (alimentar)de uma dieta pobre em carboidratos(transfomará em açúcar) versus uma com baixo teor de gordura na dieta de sobre o Peso e Controle Glicêmico(açucar) em Diabetes tipo 2.



OBJETIVO:
 Para comparar os efeitos de uma intervenção de 1 ano com um baixo teor de carboidratos (transformará em açucar) e uma dieta baixa em gorduras na perda de peso e controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.


INVESTIGAÇÃO E MÉTODOS:
 Este estudo é um ensaio clínico randomizado(aleatório,sem ordenação especifica) de 105 adultos com sobrepeso e diabetes tipo 2. O Desfechos primários foram peso e HbA1C(parametro usado por nós medicos,para saber se houve uma melhora ou não, dependendo de ser baixo que é bom ou alto que não é). Os Problemas secundários incluíram a pressão sanguínea e lipídeos. As medidas de problemas foram obtidas em 3, 6 e 12 meses.


RESULTADOS:
 A maior redução no peso e HbA1C menores (parametros usados por nos medicos endocrinologistas no sentido de avaliar melhora ou piora do diabetes) ocorreu nos primeiros 3 meses. A perda de peso ocorreu mais rapidamente no grupo de baixo carboidrato que no grupo de baixo teor de gordura (P = 0,005), mas em 1 ano uma redução de peso semelhante 3,4% foi observada em ambos os grupos alimentares. Não houve mudança significativa na HbA1c Valores para averiguação do indice de melhora ou piora do diabetes) em ambos os grupos menos 1 ano. Não houve alteração na pressão sanguínea, mas um maior aumento do HDL-Colesterol (bom colesterol) foi observado no grupo de baixo carboidrato (substância que ira se transformará em açucar) (P = 0,002).




CONCLUSÕES:
 Entre os pacientes com diabetes tipo 2, após 1 ano, uma dieta pobre em carboidratos(substância que será transformada em açúcar) teve efeitos sobre o peso e HbA1C (valores que orientam medicos e pacientes se a quantidade de açucar tem se mantido adequada nos últimos 90 dias) (semelhantes aos observados com uma dieta baixa em gorduras. Não houve efeito significativo sobre a pressão arterial, mas a dieta de baixo carboidrato (substância que se transformará em açúcar em nosso metabolismo) produziu um maior aumento do colesterol HDL(o bom colesterol).



NOSSA OPINIÃO:
SE LERMOS COM ATENÇÃO SÃO DETALHES DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS CLINICOS, ISTO PORQUE O TIPO DE DIETA PRECONIZADO PARA NOSSOS PACIENTES, NEM SEMPRE É LEVADO A SÉRIO, EM SE TRATANDO DO QUE O DIABÉTICO DEVE SER ALIMENTAR, EXISTE ALGUNS ENSAIOS QUE COLOCAM A DIETA ALIMENTAR NUTRICIONAL EM 2º PLANO, O QUE ESTE TRABALHO SÉRIO COLOCA EM DÚVIDA DEVIDO AOS RESULTADOS POSITIVOS.






Dr.João Santos Caio Junior
CRM:20611


Endocrinologista

 
 
 
 
Recebido 26 de novembro de 2008. Aceito abril 3, 2009. Os leitores podem usar este artigo contanto que o trabalho é devidamente citado, o uso é educativo e não para o lucro, e o trabalho não é alterada.



Veja © 2009 pela American Diabetes Association.


Nichola J. Davis, MD, MS,Nora Tomuta, Md, Clyde Schechter, MD, Carmen R. Isasi, MD, PHD1, CJ-Segal Isaacson, EDD, RD, Daniel Stein, MD, Joel Zonszein, MD e Judith Wylie-Rosett, EDD, RD


Albert Einstein College of Medicine da Universidade de Yeshiva, Bronx, Nova Iorque;North Bronx Healthcare Network, Bronx, Nova York.

Nenhum comentário: